Práticas Lúdicas. O que são e como podem lhe ajudar

Olá caros amigos.

Hoje vamos falar sobre Práticas Lúdicas e seguindo a linha de sempre, vamos comer o boi a bife.

Lúdico:

adj. Relativo a jogo, a brinquedo; que apenas diverte ou distrai: atividade lúdica.

Ludico é uma forma de desenvolvimento da criatividade, conhecimentos e raciocínio através de jogos, atividades artísticas e etc. O intuito é ensinar, através da diversão e buscando a interagração entre as pessoas.

Prática/Atividade Lúdica:

Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante.

Sumariamente teríamos as seguintes características sobre elas:

  • são brinquedos ou brincadeiras menos consistentes e mais livres de regras ou normas;
  • são atividades que não visam a competição como objetivo principal, e mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa;
  • existe sempre a presença de motivação para atingir os objetivos.

By Wikipedia

Como visto, práticas lúdicas são formas bem interessantes de aprendizado. E o que é realizar um projeto ou produto senão uma razão de um aprendizado sobre algum tema, num espaço de tempo.

Veja que, as práticas lúdicas tem um aporte de diversão, brincadeiras e busca inspirar, motivar e ajudar a atingir metas. Percebe o quanto uma Prática Lúdica está alinhado com o Core do Ágil?

Dito isto, como será que as Práticas Lúdicas podem lhe ajudar?

Bem, como disso no parágrafo anterior, a prática lúdica tem por o objetivo o ensinamento de modo divertido. Em projeto o Time aprende o negócio/domínio sobre um tema, e eles traduzem isto em um produto.

Este aprendizado pode ser feito de forma lúdica no período do desenvolvimento do produto. Metódos ágeis (alguns deles) denotam a fase do Pré Game. Fase onde existe um aprofundamento no negócio e na tecnologia com a intenção de clarear um pouco o caminho.

Nesta fase o aprendizado é fundamental. Tratar esta fase de uma forma mais dinâmica, participativa e descontraída pode auxiliar a absorvição do Time sobre o conteúdo a ser ensinado. Eis aí um bom ponto onde você pode usar uma prática lúdica.

Ano passado eu criei e neste ano apliquei e desenvolvi um Jogo chamado Domain Game: https://agilementoring.wordpress.com/2011/07/05/domain-game-uma-dinamica-para-todos/

O jogo é uma prática lúdica que visa disseminar o conhecimento sobre um domínio a todo o Time, que envolve também a participação dos Clientes e Experts, estimulando a interação entre eles, a colaboração e motivando-os.

E o uso das práticas lúdicas não param por aí.

Seja em Workshops ou Treinamentos, a utilização de tais práticas ajudam muito a manter um ritmo gostoso no ensino, de forma leve e descontraída.

Como isto está bem ainhando ao Core Ágil, não demorou muito para vários gurus da área criarem um grupo para trocarem ideias e experiências. Nasce assim o Google Group Agile Games:

http://www.hanoulle.be/2010/06/agile-games-google-group/

http://groups.google.com/group/agilegames?pli=1

Eu acompanho o grupo e já tive várias oportunidades de usar jogos descritos lá. O pessoal realmente se supera 🙂

Descorrendo mais sobre práticas lúdicas no dia-a-dia de um Time ágil, não é apenas no Pré Game que é possível utiliza-las.

Ao decorrer da Sprint, você pode utilizar de práticas lúdicas para auxiliar o Time no entendimento de uma User Story, auxiliar a criar cenários de testes (adoro fazer analogias a RPG para isso).

E existe mais um ponto num ambiente ágil onde é muito viável utilizar práticas lúdicas e particularmente, acredito que seja fundamental utiliza-las. Retrospectivas.

Como sabem, a Retrospectiva é o momento onde um Time busca olhar e entender para tudo o que se passou em uma iteração. Neste momento o Time buscará colocar em prática o must da Inspeção e Adaptação.

Instigar aos membros do Time para fazer isto não é fácil. É muito comum com o passar do tempo um Time perder o interesse numa Retrospectiva, achando que ela se tornou monótona. É fundamental para um Scrum Master, um líder ou mesmo para o Time em si saber maneiras de manter o ânimo numa Retrospectiva, com eficiência e eficácia para manter o ciclo da melhoria contínua.

Eu gostava de usar algumas práticas como:

Conclusão de frases:

Eu criava algumas frases e deixava lacunas para os membros do Time completarem. Geralmente as frases eram brincadeiras que buscavam o sentimento/opinião dos membros do Time sobre o ambiente do produto, exemplos:

  • Se o meu projeto fosse um animal, ele seria um(a) _________________________________________________
  • Se eu fosse o Super Man, a Criptonita desta Sprint foi a/o ____________________________________________
  • Se eu fosse a Mulher Maravilha, utilizaria o meu laço mágico para agarrar a/0 ______________________________
  • Rosas são vermelhas, violetas são azul (são??) neste Srint eu queria _____________________________________
  • Se eu fosse o Thor, utilizaria o meu Martelo para acabar com a _________________________________________

Quando o Time é mais novo, gosto de fazer práticas para lhes ensinar sobre auto-gerenciamento, colaboração e ROI.

Dinâmicas como formar uma fila com base em alguma premissa, construir alguma coisa juntos e separados, com material dividido entre eles, brincar de Passa ou Repassa, sobre o que estão fazendo, se está agregando valor.

Dentre cursos, treinamentos, workshops que participei, legal levantar algumas pessoas que utilizam muito bem isto:

  • Alexandre Magno: durante seus CSM e CSPO e workshops, ele utiliza várias dinâmicas para explicar o Core do Ágil e Scrum
  • André Nascimento: Durante seus workshops de Scrum ele utiliza várias dinâmicas, inclusive a Famosa Dinâmica do Avião de Papel
  • Manoel Pimentel: Durante o Agile Coach Professional, ele se supera utilizando 1001 práticas
  • Hugo Corbucci e Mariana Bravo: Lean Lego Game, uma fantástica brincadeira para ensinar os conceitos do Lean
  • Matheus Hadda: Utiliza várias práticas para ensinar Scrum, como a Horta e também para ensinar sobre o Canvas Business Model.

Eu também utilizo do Lúdico para realizar Análise de Negócios, seja através de perguntas ou pequenas dinâmicas que faço com o pessoal entrevistado.

E é isso pessoal.

E você conhece mais algumas práticas lúdicas? Já utilizou alguma? Como foi?

[]s e até a próxima.

Anúncios

2 comentários sobre “Práticas Lúdicas. O que são e como podem lhe ajudar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s