Meta, ética e oportunidade. As difíceis decisões.

Olá.

Neste post quero comentar a dificuldade sobre tomada de decisões na carreira profissional, que por sua vez, atingem nossa vida pessoal.

Vou falar exclusivamente de uma passagem minha, explorando alguns pontos e colocando algumas reflexões.

Após alguns anos em uma empresa cujo o ambiente é fantástico, tive o sentimento que precisava de uma perspectiva diferente sobre aspirações profissionais. Tinha vontade de me aventurar em uma nova jornada. No momento, vi que eu ainda não tinha clareza do que realmente queria e isto me leva a primeira reflexão:

Qual a Meta?

Sem uma Meta a perseguir, fica confuso escolher um caminho, pois, quando se quer ir a lugar nenhum, qualquer caminho serve e não serve ao mesmo tempo.

Logo, sem uma Meta muito bem definida, você declina a ludibriações, sejam de valores, sejam de oportunidades de realizar um trabalho diferente. Esta ludibriação enche os olhos e se tornam ópio para corpo e para alma. Veja que situação:

Você está sem Meta e dopado, andando a esmo…

Tal fato calhou com que eu procurasse novas oportunidades de trabalho, oportunidade quais surigram várias, o que me deixou feliz. Porém, ao mesmo tempo, o leque de oportunidades se tornou um problema a administrar, pois:

  • Estou sem meta
  • Não sei reconhecer os diferencias, pois, não sei o que quero
  • Quanto mais opções, mais variáveis a se pensar, mais complexa a situação

A confusão mental é grande. E há fatores complicadores, pois, sempre devemos lembrar que não estamos sós e que nossas atitudes geram ações/reações em outras pessoas.

Se comprometer com alguém sendo que você não tem total certeza da sua Meta, pode (e vai) criar situações tristes e complicadas.

As variáveis Ética x Oportunidade x Meta geram equações bem diferentes conforme o peso que você da a cada uma delas.

A empolgação de uma nova aventura mesclado a não identificação clara de seus objetivos levam você a uma sequência de maus resultados.

Nem tudo deve ser Empirismo puro, tentativa e erro. Quando você da a sua palavra que assumirá um compromisso novo, pessoas contam com você. Aqui entra a Ética.

Ser ético não deve implicar em ser omisso quanto aos seus próprios desejos e Meta. Você talvez não deva se obrigar a fazer algo que não goste ou não esteja pronto. Mas se você assume um compromisso cujo não está preparado ou não está na mesma sintônia, adiantar este feedback é uma atitude boa. Pessoas contam com você e elas precisam saber até quando podem contar.

Porém, melhor ainda é você ser capaz de avaliar se esta pronto ou não, antes de assumir a bucha. Para isto, é óbvio que você deve estar ciente da sua Meta.

Hoje, acredito quer ser Ético comigo mesmo, implica em eu saber qual a minha Meta. E uma vez isso, posso ser ético com os outros e alavancar esta cadeia.

Falado de Meta e Ética, vamos a Oportunidades.

Oportunidades aparecem, quer você esteja pronto ou não. E isto torna tudo mais difícil. Sempre queremos provar que somos capazes de superar os desafios que aparecem. Sempre queremos mostrar nosso valor ao mundo. Todo mundo já cansou de ler ditados e provérbios sobre a tristeza de se deixar escapar uma oportunidade. Porém, hoje para mim, fica claro que estes ditados só fazem sentido se você realmente sabe o que quer e se está pronto para encarar com ética o que estar por vir.

Acredito que faz parte do amadurecimento deixar algumas oportunidades escaparem, não reconhecer outras e acertar outras ainda.

O problema é como isso se aplica no espaço/tempo. Se todos nós já soubessemos como seria o final da estrada, seria fácil deixar passar algumas oportunidades. Mas nós não sabemos.

Logo, errar será algo que você irá fazer, mas se estiver consciente de seu valor ético, será mais fácil. Para mim, assumir um erro não é sinônimo de ética, é sinônimo de caracter, responsbilidade. Ético é como você fará isto, o modo como você assume o erro e trata as consequências.

Á área de TI.

Nossa área é muito dinâmica. Oportunidades surgem praticamente a todo dia, toda hora. Sendo você um profissional dedicado, participativo da comunidade, você conhecerá muitas pessoas, o que faz as oportunidades aumentarem ainda mais.

Porém, a Mescla de Ética x Oportunidade x Meta tem quer ser bem pensada, pois, não é uma boa você queimar muitos cartuchos muito cedo numa caçada (ditado caipira).

O famoso “rodízio” de empregos pode indicar que você está a procura do que é melhor pra você e isto é bom. Mas suas atitudes ecoam nas pessoas do seu meio e infelizmente, muitas vezes elas não são capazes de entender que o que você enxerga como atitude normal de busca por satisfação pessoal, seja só isso. E podem entender que você pode estar descomprometido ou despreparado.

E vice-versa. Você pode achar que as pessoas estão pensando que você deve ser infeliz e não buscar sua Meta, quando na verdade elas estão querendo passar a mensagem que você necessita é de clareza nos seus Objetivos.

A equação é bem complicada:

Nestas situações, Coach pode lhe ajudar muito, eu indico sinceramente. Clarear seus Obejtivos, entender os percalços do caminho e se preparar para eles são ações muito bem trabalhadas num processo de Coach. Bem como “O que é Ética?” e “Qual o peso dela para você?”.

Indico também serenidade e sinceridade. Algumas ações suas podem representar dificuldades a outros e a vida é assim. Mas busque ser sincero.

Uma vez li uma frase, que me fez pensar em escrever este post:

“Não sei como chegar ao sucesso, mas com certeza não é tentando agradar a todos”.

Eu tenho um perfil pacificador, agregador e solicito, e aprendi na dor o siginificado desta frase e dela extrai as variáveis que expus no Post.

E você, já passou por algo parecido? Qual sua opinião?

[]s.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s