Análise de Negócios (ágil ou não), um grande desafio

Neste post vou comentar sobre meu novo desafio, que é uma retomada as origens.

Comecei na carreira como Analista de Requisitos e depois me enveredei mais a Scrum Master. Estou retomando agora com a alcunha de Analista de Negócio.

Bem, como gosto de fazer, vamos imitiar o Jack e ir por partes.

Análise de Negócio, o que é?

Segundo o IIBA é:

“A Análise de Negócios é o conjunto de atividades e  técnicas utilizadas para servir como ligação entre  partes interessadas no intuito de compreender a  estrutura, políticas e operações de uma organização  e para recomendar soluções que permitam que a  organização alcance suas metas”.

(IIBA®, 2009, pg 3)

Esta não é uma tarefa fácil, porém, é muito prazerosa.

Analisar o negócio requer contato direto e aberto com as pessoas. Não pense que o negócio se traduz através de processos descritos ou mapeados, pois não se traduz mesmo. Analisar o negócio não é apenas verificar as interações homens-máquinas que uma pessoa faz ou descobrir tarefas manuais que podem ser automatizadas ou informatizadas.

Muitos confudem isto. Acreditam que por entender o contexto da interação da pessoa com o processo ou descobrir ações manuais que podem ser informatizadas, estão fazendo um grande trabalho de análise. Isto não é. No máximo, é um trabalho de observação, que também é importante mas não deve ser a única ação de um Analista de Negócio.

 Para entender a diferença entre Observação e Analise, vamos ao significado das palavras:

Observação:

 Ato ou efeito de observar, segundo o dicionário

A observação é uma das etapas do método científico. Consiste em perceber, ver e não interpretar. A observação é relatada como foi visualizada, sem que, a princípio, as idéias interpretativas dos observadores sejam tomadas. By Wikipedia.

Observação é comumente descrita como o estudo em que o pesquisador frequenta o local onde o fenômeno ocorre. O observador procura se interar sobre as atividades do grupo estudado, vivendo junto com eles estas experiências afim de averiguar detalhes.

Análise:

Estudo detalhado, decomposição em partes.

Análise (do grego ανάλυσις, transl. análysis, “dissolução”) é o processo de decomposição de uma substância ou tópico complexo em seus diversos elementos constituintes, a fim de se obter uma melhor compreensão sua. By Wikipedia.

Processo lógico que consiste na investigação das estruturas básicas de uma informação.

A Análise é mais profunda do que que a observação, embora a observação faça parte da análise.

Observar as atividades e interagir com as pessoas provem uma base de início para a análise, que tem um intuito da compreensão do todo, compreensão das ações entre as parte e as reações que geram. Uma vez isto acontecido, você aumenta a capacidade de formular soluções e potencializa a comunicação.

Logo, se você não gosta de sair da sua mesa e estar em contato direto com o ambiente a ser estudado, é melhor você não querer (ser) um Analista de Negócio. A imersão no meio ambiente estudado deve ser profunda.

Analisar requer interação e contato com as passoas, logo se relacionar com elas é importante (e importantíssimo na Visão Ágil da Análise, visão que compartilho). Logo, se você não gosta muito de pessoas ou conversar, terá problemas.

 E agora vamos falar do que é Negócio:

Em apertada síntese, podemos dizer que, entende-se por negócio toda e qualquer atividade econômica com o objetivo de gerar lucro.

Etimologicamente, e num sentido mais lato, a palavra negócio deriva do latim, e quer dizer a negação do ócio. Negócio não trata apenas de negócio financeiro ou comercial, mas sim toda a atividade humana que tem efeitos jurídicos. By Wikipedia

Eu gosto muito da origem da palavra Negócio “negação ao ócio”. Logo, Negócio significa atitude ativa. Se você quiser ser (ou é) um Analista de Negócio, este deve ser o seu mantra, seu mandamento número 1:

“Negarás ao ócio”

Para ser um Analista de Negócios, é ideal que você realmente seja ativo, pró ativo, interessado, participativo, dinâmico e mais um monte de palavras que querem dizer “Não fique parado”.

De lambuja, nós teríamos um segundo mandamento (ou dica, não quero ser pretensioso de ditar leis :P).

“Estarás presente”

É meu caro amigo, uma análise adequada não se faz sentado, com o bumbum numa cadeira. Levanta-te, vem para o meio, parafrasenado Jesus.

Como o papai dos Negócios, Peter Drucker define bem, todo Negócio tem um objetivo claro, Criar um Cliente.

Existem outras abordagens para o Objetivo de um Negócio, como gerar Lucro, mas particularmente eu fico com o titio Pete nessa. Um negócio tem por objetivo criar um cliente e satisfazer suas necessidades através de seu ciclo de vida.

” É o cliente que determina o que é um negócio. Apenas o cliente, cuja disposição para pagar por um bem ou serviço converte recursos economicos em riqueza e coisas em bens. Aquilo que o cliente compra e considera de valor nunca é apenas um produto. Tem uma utilidade, i.e., o que o produto ou serviço faz por ele.” By Wikipedia.

Aqui começa o desafio, compreender o Negócio.

 

Para tal, compreender seu Cliente é essencial. Quem é o seu Cliente e quem é o Cliente do Negócio. Isto até parece “A Origem” (Inception) mas é a verdade.

Você, como Analista de Negócio, representa uma Empresa (a sua mesmo ou a em que trabalha) e tem um Cliente. Até aqui tudo OK. Porém, a análise do negócio que você vai realizar tem o seu próprio Cliente.

Buscar este Cliente é um passo importantíssimo para iniciar e manter uma boa análise. A análise Ágil ou Tradicional, valida suas descobertas em ciclos (a ágil em ciclos mais curtos e rápidos) e as descobertas ocorrem de forma iterativa e incremental. Validar quem é o Cliente do Negócio é uma ação que você deve fazer sempre, a cada ciclo. Uma vez que o Cliente se mostrou ser outro, as coisas mudam.

Não trace um plano para analisar o negócio ou achar o seu Cliente. Uma vez um boxeador famoso (que eu esqueci quem é) disse algo assim:

“Todos tem um plano até levar um soco no queixo”.

O análise é um processo de descoberta, formulação de hipoteses, falseamento de hiposteses e ocorre de forma não linear. Logo, não espere ter um plano definido ou ache que a análise vai decorrer sobre a forma de um Diagrama de Atividades ou Fluxogramas.

O produto da análise pode ser demonstrado assim, mas o processo da análise não é desta forma.

A interação com as pessoas torna tudo mais divertido e místico. Pessoas tem dias bons, dias ruins, falam por entrelinhas, e para fazer uma análise legal, é bom o Analista ficar atento a isto.

Eu gosto de realizar práticas e/ou perguntas lúdicas, para entender as entrelinhas. Gosto de conversar com as pessoas em diferentes horários do dia, em dias diferentes o mesmo assunto. Tento fazer isto não ser exaustivo e repetitivo, mas faço isso pra ir colhendo pequenos feedbacks, ora abstraíndo sentimento, ora quero todo o sentimento que as pessoas têm.

Não quero aqui, neste post pelo menos, falar sobre as diferenças entre a Análise de Negócio Ágil e a Tradicional. Existem ótimas referências para isso:

E se um deles disser que eu escrevi merda aqui, acredite neles 😛

Um dia vou escrever algo sobre essas diferenças, quero pensar mais sobre isso, pois, quando comecei a anos atrás e fazia a “Análise Tradicional” e não tinha conhecimento de técnicas e ferramentas que eu tenho hoje, e isto é natural, sempre dei grande importância as pessoas, ao tato e contato, e todos sempre tentavam minimizar o tempo de feedback.

O desafio da Análise de Negócio é imenso, mas muito recompensador.

Pretendo em próximos post falar mais sobre o tal do Analista de Negócio, Requisito, Funcional, Processo ou sei lá o que mais. Alguns dizem que é diferente, outros que é igual.

[]s e até a próxima.

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